No Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 que é realizado neste domingo (13), um cachorro foi o primeiro a chegar em uma escola em Sorriso, a 20 km de Cuiabá, e uma estudante esperou desde cedo no local de prova para evitar atraso. Em Mato Grosso, os portões abriram 11h e fecharam às 12h.
O primeiro candidato a entrar na Escola Estadual Ignácio Schevinski Filho, que fica no Bairro Industrial I, em Sorriso, foi um cachorrinho que tentou passar pelos funcionários da escola. Em um vídeo, é possível ver o animal tentando entrar na unidade.
Uma fiscal de prova da escola disse que o cachorro estava no local perto de outros estudantes e quando o portão abriu, tentou entrar na unidade.
"Esse cachorro estava na escola junto com funcionários de universidades do município que estavam fazendo inscrições dos alunos. Quando o portão foi aberto ele proporcionou essa cena", disse.
Já em Cuiabá, alguns estudantes se concentraram uma hora mais cedo dos portões abrirem em frente a uma universidade particular para evitarem atrasos. Gabriele Silva de Almeida disse que chegou 10h no local e estudou bastante para passar no curso de enfermagem.
"Estou ansiosa e animadíssima porque acredito que vai dar tudo certo. Nunca fiz Enem antes, mas estudei muito, os professores pegaram no pé", disse.
Paulo Cardoso Santos Alves pretende fazer o Enem para se tornar padre — Foto: Rogério Júnior
O estudante Paulo Cardoso Santos Alves faz o curso de Filosofia na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Direito em uma universidade particular da capital. Ele disse que o sonho é se tornar padre e pretende fazer Teologia com o resultado deste ano.
"Eu faço Enem desde 2014. Comecei na UFMT em 2016, passei em Direito e estou terminando. Eu quero ser padre, então, estou fazendo filosofia e direito e ainda tenho que fazer teologia. Eu não estudei para este ano, mas tive bons professores no ensino fundamental e médio", disse.
João Pereira Pinto, de 41 anos, vende água em frente a um local de prova há 7 anos — Foto: Rogério Júnior
O autônomo João Pereira Pinto, de 41 anos, e a mulher, Eliane Santos Pereira, contaram que vendem água em frente a universidade há sete anos. Ele disse que pretende continuar vendendo os produtos nos próximos anos.
"Nesse ano teve esse movimento com som, o robô, está bem agitado aqui. As vendas diminuíram um pouquinho na época da pandemia, mas normalizou. Essa aqui é a minha segunda renda e dá um troco bom. Todo Enem estamos aqui", disse.
Professor José Francisco foi ao local de prova para incentivar os alunos — Foto: Rogério Júnior
Segundo o professor de uma escola particular, João Francisco, os profissionais da educação se juntaram e foram em vários locais de prova para dar apoio aos alunos.
"Eu fico muito emocionado e ver os estudantes passarem. Viemos para passar uma tranquilidade nesse momento difícil. A ansiedade nesse momento é grande né", disse.
Local de prova contrata robô e caixa de som para animar candidatos que vão realizar a prova em Cuiabá — Foto: Rogério Júnior
Em Mato Grosso mais de 50 mil candidatos devem comparecer aos locais de prova.
Estudantes se concentraram em frente a uma universidade particular de Cuiabá, um dos locais da realização do exame. Para ajudar a aliviar a tensão, o local disponibilizou uma caixa de som para tocar músicas regionais do estado, como o lambadão. Além de contratar um robô para animar os candidatos.
O Enem será realizado nos dias 13 e 20 de novembro. O resultado da prova é utilizado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para a seleção de vagas no ensino superior público e em instituições privadas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni).
No primeiro dia do exame, os candidatos testarão seus conhecimentos nas provas de linguagens. Serão 85 questões relacionadas à Linguagens, Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Redação.
A prova escrita deve ser feita no gênero dissertativo-argumentativo. Os candidatos deverão tecer um raciocínio a respeito do tema que contenha introdução, desenvolvimento e conclusão apresentando uma proposta de resolução para a questão levantada pelo tema.