O Plenário da Câmara de Sorriso aprovou, em primeira votação, o Projeto de Lei nº 149/2023, de autoria do presidente Iago Mella (Podemos), que institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município de Sorriso, o “Dia do Campo Limpo”, a ser comemorado no dia 18 de agosto.

Conforme a proposta legislativa, a iniciativa tem por objetivo promover melhorias ambientais no município por meio de atividades como limpeza ou manutenção de praças públicas ou ruas, limpeza de margens de rio, plantio de jardim em local público, implantação de viveiros de mudas, e informações sobre a coleta seletiva do município.

O texto sugere ainda a promoção de palestras, oficinas e atividades em universidades e escolas técnicas sobre assuntos relacionados à conservação do meio ambiente e a visitação pública às centrais de recebimento de embalagens vazias, que acontece simultaneamente em todas as centrais, apresentando informações sobre o funcionamento da unidade e seu papel.

“A intenção é que sejam promovidas no município, a partir desta ação de sustentabilidade, atividades que evidenciem a importância da preservação do meio ambiente, estimulando a comunidade a refletir sobre seu papel”, destaca Iago.

Sobre o Dia Nacional do Campo Limpo

O Dia Nacional do Campo Limpo foi criado pelo inpEV com o objetivo de reconhecer a participação dos diferentes agentes, agricultores, canais de revenda e cooperativas, indústria fabricante e poder público da logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas no Brasil e celebrar os resultados alcançados com a atuação conjunta.

Para marcar a data, conferir mais visibilidade ao tema e reforçar a conscientização da comunidade, o Instituto promove anualmente uma série de eventos. São ações comunitárias, concursos em escolas, palestras em universidades e encontros com autoridades locais, entre outras iniciativas, realizadas no entorno das unidades de recebimento.