A Polícia Judiciária Civil do Município de Sorriso, teve conhecimento por intermédio de boletim de ocorrência realizado por um dos comerciantes vizinhos ao local, de que uma empresa do ramo de fertilizantes localizada no município de Sorriso estaria cometendo o crime de Poluição.
Conforme os relatos, a cerca de alguns anos a tal indústria vem realizando a produção e comércio de fertilizantes, deixando todo o material a céu aberto, sem a necessária observância de todos os cuidados que a legislação requer.
O referido material tóxico encontra-se vazando para os terrenos de empresas vizinhas, gerando um material conhecido como "chorume" , que é o nome dado a um líquido escuro que contém alta carga poluidora, e é proveniente de matérias orgânicas em putrefação. Tal situação vem atrapalhando todo o funcionamento das empresas vizinhas e colocando em risco a saúde tanto dos funcionários da própria empresa como dos que trabalham ao redor.
Diante do conhecimento de tais fatos, foi realizada uma ação conjunta entre a Polícia Civil, o Núcleo Integrado de Fiscalização da Prefeitura de Sorriso e a Vigilância Sanitária, que foram até o local e realizaram a interdição do estabelecimento. O representante da empresa também compareceu a Delegacia de Polícia de Sorriso e foi ouvido quanto a suposta prática do Crime de Poluição, previsto na Lei de Crimes ambientais.
O crime agora segue investigado pelo núcleo de proteção ao meio ambiente da Delegacia de Polícia de Sorriso.