O aumento de registros de novos casos de covid-19, levou o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) de Sorriso a emitir um alerta epidemiológico nesta manhã, 1.º de dezembro. Conforme a coordenadora de Vigilância em Saúde, Taynná Vacaro, o objetivo é lembrar a população que a covid não acabou. “Precisamos ter clareza e entender que o vírus não foi embora; ele permanece circulando entre nós e inclusive com novas variantes”, frisa. Hoje, o Município registra 46 casos ativos; na primeira semana de novembro não havia nenhum caso ativo.
Contudo, lembra Taynná, também estão disponíveis e ao alcance de todos as medidas protetivas básicas para evitar o contágio. São aquelas ações simples e que todos os sorrisenses já conhecem como realizar a imunização; não aglomerar; higienizar as mãos com frequência; usar máscara se tiver sintomas gripais e procurar a unidade de saúde mais próxima caso apresentar sintomas. “Estamos com vacinas contra a covid-19 disponíveis desde o público de seis meses de idade”, explica a coordenadora.
O gestor da pasta de Saúde e Saneamento, Sílvio Stolfo, destaca que a equipe da Semsas está de prontidão para o atendimento de novos casos. Uma das ações, inclusive, é a disponibilização de testes rápidos nas Unidades de Saúde da Família. No caso de sintomas respiratórios e suspeita de covid-19, a recomendação é procurar a USF mais próxima da residência e realizar o teste.
“Caso der positivo a equipe médica da própria unidade está preparada para o atendimento e prescrição de medicamentos”, pontua o secretário. E além do uso de medicamentos, também é necessário observar as recomendações clínicas como o período de afastamento das atividades corriqueiras, o uso da máscara e a higienização constante.
Vacina todo dia
Sílvio destaca ainda que outra medida protetiva e necessária é a imunização. Segundo o gestor, a vacina contra a covid-19 é ofertada em dois pontos fixos: nas unidades do Jardim Europa e do PSF Nova Integração, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 10h30 pela manhã e à tarde das 13h30 às 16h30.
Nos dois locais estão disponíveis todos os imunizantes, desde as doses pediátricas para crianças a partir de seis meses de idade, com o imunizante Pfizer Baby, e todas as demais doses para o público em geral. Desde o dia 20 de junho, também está disponível a 2ª dose de reforço, ou, a 4ª dose do imunizante contra a covid-19 para a população com 40 anos ou mais. Para isso, é observado um intervalo de quatro meses entre a 1ª dose de reforço (aquela 3ª dose) e esse novo reforço, que será aplicado agora.
“Caso alguém ainda não tenha sido imunizado ou está com o esquema incompleto, é só procurar um dos pontos de imunização”, lembra Sílvio.
E para quem tem dúvidas de locais e horários para imunização, a gente elaborou uma “colinha”. Confere aí:
* Todas as doses, a partir de seis meses de idade estão disponíveis nos PSFs Nova Integração e Jardim Europa de segunda a sexta-feira das 7h30 às 10h30 pela manhã e à tarde das 13h30 às 16h30;
* É só procurar a USF com cartão SUS e o CPF em mãos.
Caso ocorra reação é só procurar a unidade de saúde para atendimento.