De autoria do presidente do Poder Legislativo, Iago Mella (Podemos), o projeto de Decreto Legislativo nº 56/2023 concede a distinção honorífica Mérito Cultural aos organizadores da “Primeira Festa da Vaquejada”, Edemilson Oliveira Carneiro (popularmente conhecido como Baiano) e Lucilene Trajano da Conceição.
A homenagem deve-se ao reconhecimento pelo empenho na organização da primeira edição do evento, que aconteceu nos dias 15,16 e 17 de setembro, nas dependências do Projeto Casulo.
O fortalecimento desse esporte de origem nordestina vem crescendo a cada ano em todo Brasil. A vaquejada remete as raízes históricas e culturais do nordeste, nascida nas festas de apartação de gado, além da tradicional derrubada do boi. A festa de vaquejada envolve diferentes formas de expressão cultural, como a música, o artesanato, a dança, a cultura popular e a culinária regional.
“Essa tradição séria e comprometida com a prática da vaquejada regulamentada precisa ser valorizada e preservada pela importância dessa grande manifestação cultural. Por isso, nosso reconhecimento aos organizadores e a todos que se empenharam para que o evento acontecesse”, frisa Iago.