A vinda da van da CPI foi uma solicitação feita pelos presidentes de bairro de Sorriso, via Casa dos Conselhos. “É uma reclamação constante e, por isso, estamos somando forças à Assembleia em busca de melhorias efetivas para todo o Município”, destaca o coordenador da instituição, Celso Marcon.
Relembre:
Em agosto, o deputado Diego Guimarães, presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Telefonia, veio a Sorriso apresentar um panorama do trabalho e também captar informações sobre a situação no Município.
“A CPI foi instalada com apoio de todos os deputados de Mato Grosso para entender por que a telefonia perdeu tanta qualidade no serviço nos últimos anos, visto que temos um verdadeiro vazio de comunicação em nosso Estado”, afirmou, à época, o parlamentar, complementando que Mato Grosso cresce muito, e um dos motivos desta deficiência é este crescimento acelerado, mas a CPI já identificou pontos nevrálgicos dentro dessa questão da telefonia, como a falta de investimentos das empresas de telefonia.
Só em Sorriso, detalhou, deveriam estar instaladas 110 antenas de telefonia, mas nosso levantamento constatou somente 32. O relatório mostra ainda que todo o Estado tem 1.641 antenas, quantidade abaixo das 3.557 que seriam necessárias para atingir o padrão aceitável, de uma antena a cada mil habitantes. Quanto à qualidade, foi levantado que a Tim oferece 4G em 137 munícipios, a Claro em 108 e a Vivo em 107. Já a tecnologia 5G só está disponível em Cuiabá e Várzea Grande.
O prefeito Ari Lafin complementou , durante a reunião do dia 11 de agosto que, em vários pontos de Sorriso, a população fica sem acesso ao serviço. “A cidade cresce 20% ao ano, a população está trabalhando, fazendo sua parte, gerando impostos, contribuindo com o que é justo, e nós, juntos, estamos aqui reforçando essa reivindicação, de que o cidadão tenha o acesso ao serviço quando necessita”, listou Ari.
Sobre a CPI da Telefonia
Instalada no dia 9 de março, ela tem a finalidade de apurar a responsabilidade por danos causados ao consumidor na prestação inadequada de serviços de telefonia móvel oferecidos pelas operadoras existentes em Mato Grosso. Com um prazo de 180 dias, a CPI pretende apresentar um relatório e propor soluções para melhorar a prestação dos serviços.