Na terça-feira (21.05) a internet 5G passou a funcionar em alguns pontos de Sorriso. Com o “upgrade” vários usuários passaram a relatar a melhora na velocidade da internet.
A conexão 5G promete mais velocidade para baixar e enviar arquivos, reduzir o tempo de resposta entre diferentes dispositivos e torne as conexões mais estáveis, além da possibilidade de ligar muitos objetos à internet ao mesmo tempo: celular, carro, semáforo, relógio.
Além de maior velocidade, o 5G reduz o tempo entre o estímulo e a resposta da rede de telecomunicações, aumenta a capacidade de dispositivos conectados ao mesmo tempo em uma determinada área e reduz o consumo de energia, com consequente aumento da sustentabilidade.
Nem todo celular pega 5G
Atualmente, há 157 modelos de celulares no mercado aptos a rodarem em 5G puro, que confere velocidade até 20 vezes maior que o 4G. Segundo a Anatel, o total de conexões soma 9,4% dos 258,2 milhões de usuários. A quinta geração já ultrapassou o 2G (7,8%) e o 3G (7,5%). O 4G conta com 75,2% das linhas.
O país já tem quase 20 mil antenas capazes de oferecer tráfego no 5G puro, na faixa 3,5 GHz. Mas ainda há uma concentração nas 20 maiores cidades que somam 64,7% desse total.