“Essa é uma aeronave moderna, com capacidade de 3.100 litros de água, por lançamento, no combate a incêndios florestais”, explica o capitão. Alves frisa que a aeronave pode fazer pousos e decolagens nos mais diversos modelos de pistas, incluindo fazendas do bioma cerrado e pantanal, proporcionando mais efetividade nas ações de combate aéreo, em conjunto com o combate terrestre.

A aeronave permanecerá em Sorriso com uma equipe completa: piloto, copiloto, apoio de solo com mais dois militares e equipe de apoio de abastecimento que também conta com mais dois militares.

Para o prefeito, a vinda da aeronave integra as ações de suporte e combate a incêndios que o Município vem implantado ao longo dos anos e, que reforçou em 2021, com a criação do Comitê Integrado de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais e Urbanos.

"O Município tem investido fortemente em caminhões pipas que darão suporte aos Bombeiros, são quatro tanques que estão disponíveis em caso de sinistros. Além da equipe da 10.ª Companhia que atende aqui; o nosso Comitê conta com o apoio do III Comando da Região Militar e o respaldo da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), na gestão de estratégias e no combate efetivo”, lembra Ari. “Estamos unidos com empreendedores, loteadores, pequenos e grandes produtores rurais”, completa.  

Sobre o Comitê

Lançado em 2021, o Comitê Integrado de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais e Urbanos conta com integrantes da própria Prefeitura e de outras instituições, como o do Sindicato Rural, o CAT, a Aprosoja, o Corpo de Bombeiros Militar (BM), a Polícia Militar (PM), a Polícia Judiciária Civil (PJC), associações empresariais e concessionárias de rodovias. Todo ano, o Comitê entra em ação, ainda no período de chuvas, para traçar estratégias de prevenção e combate aos incêndios de maio a novembro.

Assessoria