Existe uma preocupação por parte dos pais quando o bebê é diagnosticado com o pezinho torto, conhecido como pé torto congênito (PTC).
Um tratamento promissor para esta patologia, é o método Ponseti, que visa efetuar uma mudança plástica dos membros afetados, aproveitando a grande capacidade elástica dos tecidos na criança, sendo dificultada quando já adolescente. Com o tratamento, essas estruturas são alongadas com manipulações cuidadosas semanais. Um gesso é aplicado após cada sessão semanal para manter a correção e o alongamento obtido. Assim, os ossos são gradualmente trazidos para o alinhamento correto.
Este é o tipo de tratamento que o segundo-secretário da Casa de Leis de Sorriso, Leandro Damiani (PSDB), está solicitando ao Poder Executivo e que seja realizado pelo Sistema Único de Saúde – SUS.
“Esta técnica trará ganho na qualidade de vida dos pacientes e suas famílias, maior disponibilidade dos profissionais que poderão atender mais pacientes, por requerer menos tempo, ganhos qualitativos e economia de recursos financeiros para o SUS”, declarou Damiani.