Damiani explica que a técnica é utilizada para destruir células tumorais através de uma punção
Menor risco cirúrgico, mais rapidez na recuperação, baixa possibilidade de complicações e ausência de cicatrizes. Esses são apenas alguns dos benefícios da ablação percutânea, requerida pelo vereador Leandro Damiani (PSDB) para que esteja disponível no Hospital Regional de Sorriso para os pacientes em tratamento de tumores cancerígenos.
“O nome é complexo, mas o procedimento traz inúmeras vantagens no tratamento de tumores malignos. Segundo os profissionais da área, além da ausência de incisões, que gera menor agressão ao organismo, o procedimento permite que o paciente tenha uma recuperação mais rápida, muitas vezes não havendo a necessidade de recuperação no pós-operatório em UTI, podendo o paciente ter alta hospitalar em menos de 24 horas, na maioria dos casos”, explica Damiani.
A ablação é uma técnica utilizada para destruir células tumorais através de uma punção e pode ser realizada em alguns tipos de tumores do fígado, rins, tireoide, pulmões e ossos. Ela é usada como alternativa de tratamento nos casos em que a cirurgia convencional para retirada do tumor não poder ser realizada ou é recusada pelo paciente.
O Requerimento nº 320/23 foi aprovado na última sessão plenária (17) e será encaminhado à Secretaria de Saúde do Estado de Mato Grosso e ao Governador do Estado de Mato Grosso.