A hemodinâmica aponta problemas cardiovasculares que são responsáveis por aproximadamente 300 mil mortes por ano
O presidente da Câmara Municipal de Sorriso, Leandro Damiani (PSDB), está solicitando a realização de estudo de viabilidade para a implantação de serviços de hemodinâmica da rede de saúde pública de Sorriso.
A hemodinâmica é um procedimento que utiliza a mesma técnica do cateterismo, e com ele é possível avaliar o funcionamento das válvulas e do músculo cardíaco e diagnosticar qualquer possibilidade de infarto ou localizar a obstrução exata que está causando o infarto.
Em Sorriso, os pacientes que necessitam de algum procedimento cardiológico são encaminhados para o Hospital Regional de Sorriso, que somente realiza atendimento ambulatorial de baixa complexidade na área da cardiologia e ao necessitarem de intervenções, como, angioplastia, cateterismo, colocação de stent, dentre outros procedimentos, precisam ir até a capital, Cuiabá, bem como, outras cidades para realizá-los.
“A hemodinâmica aponta problemas cardiovasculares que são responsáveis por aproximadamente 300 mil mortes por ano no país e muitos pacientes estão na fila há meses a espera de exames, por isso, estamos cobrando para o HRS, que atende mais de 15 municípios, estes serviços de hemodinâmica”, declara Damiani.