A aquisição de abafadores auriculares, para atender as crianças da rede municipal de ensino com hipersensibilidade auditiva, foi solicitada pelo vereador Leandro Damiani (PSDB) durante a 26ª Sessão Ordinária da Câmara de Sorriso. Segundo o parlamentar, o aparelho dará às crianças a oportunidade de desfrutar de uma vida mais tranquila e livre de incômodos sonoros dentro e fora da escola.
“A sensibilidade auditiva pode afetar a vida das crianças, existindo diversos graus de sensibilidade e, dependendo da criança, pode gerar muito incomodo, causando estresse e irritação. Isso pode ser especialmente desafiador para crianças com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA), ou outras síndromes. Acreditamos e o redutor de ruídos auxiliará na inclusão e no bem-estar de todos os nossos estudantes”, explicou Damiani.
Em tribuna, o vereador ainda ressaltou a importância dos abafadores para a realização de tarefas que requerem maior concentração. “Queremos construir um ambiente educacional mais acolhedor e acessível. A falta de tolerância aos sons do dia a dia, como televisão, conversas, lugares públicos e muito mais, pode levar a criança a um estado de irritação e até mesmo fobia. Além disso, os abafadores de ruídos também são altamente recomendados para a realização de atividades que requerem maior concentração”.
A Indicação nº 706/23 foi lida e será encaminhada ao Executivo Municipal.