Durante a 30ª edição da Operação Lei Seca fica evidente que a infração que lidera o ranking é dirigir sob influência de álcool, com 29 autuações
Dirigir sob a influência de álcool ainda figura como uma das principais causas de acidentes envolvendo vítimas no trânsito. São inúmeras as pesquisas que apontam a ingestão de álcool como fator principal de interferência nos reflexos e na coordenação motora, além de causar dificuldade de concentração do indivíduo. Organizada pelo Gabinete de Gestão Integrada (GGI), a Guarda Municipal de Trânsito (GM), uma divisão da Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), juntou forças com 12°BPM, PJC e Detran, através da 37Ciretran e realizou a 30ª edição da Operação Lei Seca, na noite desta quarta-feira (7).
Desta vez, a operação desenvolveu-se na Av. Tancredo Neves, esquina com a Av. Imigrantes, por onde passaram e foram abordados 655 veículos das 20:30h até zero hora desta quinta-feira(8). Os trabalhos foram finalizados às 02h da madrugada.
O coordenador da Guarda Municipal de Trânsito (GM), Márcio Pires, destacou que após a realização dessas operações é visível a diminuição de acidentes com vítimas. “Muitos acidentes, principalmente, os de finais de semana e com vítimas envolvem a dobradinha direção e álcool. Por conta disso, as forças de segurança tem realizado um trabalho constante, em vários pontos da cidade e durante os plantões, fazendo rondas e abordagens usando o etilômetro” observou.
“As operações tem apresentado resultados positivos e irão continuar, pois trazem uma sensação de segurança à população que tem apoiado as forças de segurança e começa a mudar a cultura. Quando as pessoas saem com a família com o intuito de beber, por exemplo, escolhem o motorista da vez, deixam o carro em casa ou solicitam veículos para transporte de passageiros como táxi, moto-táxi ou motorista por aplicativo”, completa Pires.
Vale considerar que os efeitos podem até variar em sua intensidade, de acordo com o tipo físico e estatura, mas o fato é que todos são afetados após a ingestão de bebidas alcoólicas.
PRODUTIVIDADE DA OPERAÇÃO:
AIT Total Sob Influência de Álcool: 29 (vinte e nove), sendo um deles, auto de constatação.
CNH recolhida: 19 (dezenove) CNH's.
Prisão por dirigir sob influência de álcool: 15 (quinze) detidos.
TESTE DE ALCOOLEMIA BAFÔMETRO:
Etilômetro com bucal 78 (setenta e oito) testes.
Etilômetro passivo: 655 (seiscentos e sessenta e cinco) testes.
Veículos removidos: 36 (trinta e seis) veículos , sendo 19 (dezenove) automóveis e 17 (dezessete) motocicletas.
Veículos abordados: 655 (seiscentos e cinquenta e cinco).
Veículos que passaram no local: 655 (seiscentos e cinquenta e cinco).
Término: 02h.