A população de Sorriso realizou um protesto na manhã desta segunda-feira (9) na Câmara do município por conta da proposta de aumento de veredores de 12 para 17. Após pressão, o aumento foi rejeitado por 8 votos contrários e 3 favoráveis.
O projeto de Emenda a Lei Orgânica foi apresentado em maio deste ano e estava em pauta para apreciação na sessão desta manhã.
O projeto é de autoria dos vereadores Jane Delalibera (PL), Carla Pianesso (MDB), Mauricio Gomes (PSB) e Wanderley Paulo (Progressistas).
Nas galerias da Câmara, manifestantes chamaram o projeto de "vergonhoso" e levantaram cartazes contra a proposta.
A pressão obrigou os autores da proposta pedirem vista do projeto. Os pedidos foram feitos pelos vereadores Wanderley Paulo e Jane Delalibera, os dois únicos autores do texto que estavam presentes no momento da votação do projeto.
O pedido de vista, no entanto, foi rejeitado pelos demais vereadores presentes.
Discussão no plenário
"Eu vou dizer para vocês porque precisamos de mais veredores: no dia 10 de abril de 2022 eu fiz um ofício a Mesa Diretora, onde o executivo estava trocando uma área que vale R$ 12 milhões por um valor de R$ 3 milhões, está aqui o documento", afirmou Jane.
"Este projeto está na Constituição, nós colocamos em plenário para a população decidir e essa população fez uma escolha, então em nome da população eu peço também pedido de vista", completou Jane.
Texto reprovado
Após a pressão da população, o presidente da Câmara, Iago Mella (Pode) rebateu a vereadora, uma das autoras do texto.
"A maioria esmagadora foi contrário ao aumento, seja pelo entendimento de que o número já é suficiente, seja pelo entendimento de que tem uma queda na perspectiva de arrecadação", afirmou. "Fiz várias enquetes nas redes sociais e 79% foram contrários ao aumento", afirmou Mella.