Reconhecimento. Reforço positivo. E? E a vontade de fazer ainda mais. Na noite de quinta-feira (15), o trabalho da Prefeitura de Sorriso com relação à sustentabilidade foi laureado durante o Prêmio Lixo Zero Brasil, evento realizado na capital do Estado, Cuiabá.
Sorriso foi apontada pelo Instituto Lixo Zero como a “Cidade Destaque” pela série de ações que desenvolvem, desde 2019, com foco na promoção de uma nova forma de gestão de resíduos. “Recebemos a missão de iniciar este processo em Sorriso e hoje, só temos a agradecer a todos os que integram este processo, desde o prefeito Ari Lafin, o vice Gerson, que nos confiaram este trabalho, e também os catadores que efetivamente atuam no processo de separação e venda dos recicláveis e, principalmente, a cada sorrisense que, conscientemente, tira um tempo da sua rotina para fazer a separação dos resíduos gerados em sua casa e também em seu trabalho”, destacou o coordenador do Eco Sorriso, Diogo Martins.
O secretário-adjunto de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Jesué Soares dos Santos, também representou o Município na homenagem. “O trabalho é intenso para mantermos Sorriso sempre uma cidade agradável, bonita e saudável e o Eco Sorriso é uma forma de sedimentarmos este cuidado, com foco na cooperação com a comunidade”, destaca.
Junto com eles, integrantes da Associação Sorriso de Catadores (ASC), uma das parceiras da Prefeitura no Eco Sorriso, também foram receber o prêmio em Cuiabá.
Sobre o Eco Sorriso
Atualmente, o programa contempla coleta seletiva de resíduos recicláveis porta a porta em quase 30 bairros, que deve ser universalizada até 2024. Por meio do Eco Sorriso, também são disponibilizados pontos de coleta de óleo de cozinha usado em todas as escolas e Cemeis da rede municipal de ensino; educação ambiental, além de ecopontos para a entrega de recicláveis.
As unidades escolares contam com biodigestores, de modo que o resto das merendas vira biogás. Com isso, a meta é ser a primeira rede pública do Brasil a ser “Escolas Lixo Zero”, o que também amplia as ações de mobilização social.
O Paço Municipal também colocou em prática o “Gabinete Lixo Zero”, que, junto com a Estação da Sustentabilidade, estimula servidores e visitantes a fazer da reciclagem uma nova opção de vida.