Dando continuidade aos compromissos na capital federal, o vereador Wanderley Paulo, compareceu ao Ministério do Meio Ambiente ontem (24), e foi recebido pelo secretário extraordinário de Controle do Desmatamento e Ordenamento Ambiental Territorial, André Lima, o objetivo foi conhecer as ações que o MMA irá realizar para ajudar a regularizar os problemas ambientais que os assentamentos e as propriedades rurais vêm enfrentando devido o marco regulatório de 2008.
“Muitas propriedades possuem problemas ambientais o que dificulta a liberação de linhas de créditos e percebemos que existe a vontade a regularização, porém necessitam que o MMA ajude com criação de projetos e programas, sem ser apenas um órgão punitivo”, destacou Wanderley Paulo.
O secretário informou que uma das estratégias de ação do MMA, vai ser buscar pactos políticos com estados e municípios. Trabalhando, por exemplo, pela regularização fundiária nos municípios mais críticos de desmatamento, mediante esforços locais para combater o problema.
André Lima disse ainda que o MMA está elaborando o projeto de município livre de desmatamento igual o município livre de aftosa. “Nós vamos apoiar essa iniciativa, inclusive com recursos”, informou.