Ao todo, serão expostas mais de 120 peças criadas nas oficinais dos polos da Biblioteca Pública Municipal Monteiro Lobato; do Centro de Eventos Ari José Riedi e da Biblioteca Sesi.
Aplicadas em diferentes texturas, a produção das obras exigiu o domínio de técnicas avançadas de pintura e desenhos, por sua vez, repassadas pacientemente pelas professoras Helen de Souza, Walda Silva Pessoa e Marines Riboli.
“A maior parte dos alunos chega aqui sem nenhum conhecimento sobre artes. Com o passar do tempo e a dedicação das profes, eles vão aprendendo a dominar os traços e a brincar com as cores. O resultado são essas verdadeiras obras de arte e dignas de estarem em qualquer ambiente, seja o mais simples ou o mais sofisticado espaço”, observa a gestora da pasta, Marisa de Fátima Netto.
Segundo Marisa, até há pouco tempo às peças eram expostas no saguão da Prefeitura Municipal. No entanto, devido o aumento de público e da quantidade significativa de peças, foi necessário destinar um espaço apropriado.
“A gente percebeu que algumas pessoas gostam de ficar admirando obra por obra. Isso era praticamente impossível no saguão da Prefeitura onde existe um grande fluxo de circulação de pessoas. Diante disso, tivemos a ideia de trazer a exposição para o Centro Histórico-Cultural Benjamin Raiser”, completa.
Atualmente as oficinas de desenho e pintura atendem mais de 242 alunos, distribuídos entre as unidades dos polos; da Biblioteca Monteiro Lobato, Centro de Eventos Ari José Riedi, Biblioteca Sesi e da Escola de Música São Domingos, esta última com previsão de início depois do período de férias escolares.