Um filhote recém-nascido de anta foi encontrado por moradores da zona rural de Sorriso, e resgatado pelo Corpo de Bombeiros na segunda-feira (8). Esse é o quinto filhote da mesma espécie encontrado em dois meses na região e especialistas estão em alerta pela vulnerabilidade da espécie.
Ao todo, três filhotes foram encontrados em Sorriso e dois em Sinop. Segundo a médica veterinária Lilian Medeiros, o fato do animal já ser o quinto filhote encontrado preocupa os profissionais, que não sabem responder o que está acontecendo com as mães da espécie.
“Cinco filhotes num período de 60 dias não é algo comum. Essa que nós recebemos na data de ontem, realmente recém-nascida e acredito que ainda não tinha sido alimentada. Isso acende um alerta. Nós já comunicamos a cena e repassamos a informação para a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema). Ficamos preocupados pela vulnerabilidade da espécie”, diz.
A médica veterinária também destaca que existem muitas antas na região e que os meses de seca é o período de procriação desses animais. As mães, tanto de antas como cervos, deixam os filhotes deitados em moitas e saem para fazer para se alimentar e beber água.
“Se possível, permaneçam no local por um tempo de observação para ver se realmente a mãe não está por perto. Caso esteja machucado, acionem o Corpo de Bombeiros, para que possam fazer o resgate”, explica.
Conhecida como a jardineira da floresta, a anta derruba sementes por onde anda, ajudando no crescimento e desenvolvimento da diversidade de plantas.
De acordo com o Centro de pesquisa do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a perda, fragmentação de habitat, atropelamentos e caça estão entre as principais causas para as ameaças sofridas pela espécie, caracterizada como vulnerável na Lista de Espécies Ameaçadas de Extinção.
Ainda conforme as informações do centro, a anta está contemplada no Plano de Ação Nacional dos Ungulados.