Na noite desta quinta-feira (19.09), por volta das 22h22, o Corpo de Bombeiros Militar de Sorriso foi acionado para combater um incêndio de grandes proporções na Auto Elétrica/Borracharia Xodó, localizada na esquina das ruas Carázinho e Genésio Roberto Baggio, nos fundos do posto Xodó, às margens da BR-163.
Ao chegarem ao local, os bombeiros encontraram o estabelecimento já tomado pelas chamas, incluindo diversos caminhões estacionados na oficina, entre eles um caminhão-tanque. A presença de materiais inflamáveis intensificou o risco, causando explosões de tanques de oxigênio e ameaçando a propagação do fogo.
Para conter o incêndio, foram necessários dois caminhões de combate a incêndio, duas unidades de resgate, três picapes auto rápido e o empenho de 24 bombeiros. Como suporte, a Defesa Civil de Sorriso enviou cinco caminhões-pipa e uma pá carregadeira. Dois guinchos da concessionária Rota do Oeste também foram mobilizados para auxiliar na operação. A ação foi coordenada pelo comandante do 3º Comando Regional, Tenente-Coronel BM Fernando.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) isolou as vias próximas, enquanto a Polícia Militar garantiu a segurança da área, protegendo as pessoas que se aproximavam. A rápida chegada dos bombeiros, em apenas 5 minutos e 30 segundos, foi crucial para evitar danos maiores, protegendo um tanque de combustível, uma carreta carregada de grãos e um veículo de pequeno porte que estavam próximos ao local das explosões.
Por volta das 02h20 da manhã desta sexta-feira (20), com o incêndio já controlado, as equipes de emergência, juntamente com a PRF, a Polícia Militar, a Defesa Civil e a Energisa, deram início ao rescaldo, assegurando que não houvesse mais focos de incêndio na área.
A operação integrada entre as instituições foi fundamental para o sucesso no combate às chamas, evitando uma tragédia maior em uma área de alto risco.