O número de homicídios quadruplicou nos dois primeiros meses deste ano em Sorriso, no médio-norte do estado, de acordo com os dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública
(Sesp). Entre janeiro e fevereiro deste ano, foram registrados 14 casos, o que representa um aumento de 366% quando comparado com o mesmo período do ano passado, no qual foi registrado três casos.
Em relação às tentativas de homicídios, foram nove ocorrências no ano passado e, neste ano, saltou para 43 casos em igual período analisado, segundo os dados da Sesp.
Para o presidente da Associação de Moradores do Bairro Mario Raiter, Evaldo Faria, a sensação de medo aumenta com relação ao crescimento deste tipo de crime na cidade.
“Isso é preocupante. A gente vê que os homicídios são mais com jovens, mulheres, classe social inferior, isso está relacionado à educação também.
Então, espero que esse número abaixe, porque isso tem deixado muita gente preocupada, principalmente quem é pai e mãe”, contou.
O secretário municipal de segurança pública, José Carlos Moura, disse que acompanha a situação.
“Isso muito nos preocupa e, em razão disso, nós estamos buscando, junto ao governo estadual, o aumento do efetivo policial, tanto da Polícia Militar, quanto Polícia Civil, Polícia Penal e Politec. Para que a gente consiga enfrentar essa criminalidade que vem vitimando nossos jovens e implementar políticas de segurança pública para tranquilizar”, afirmou.
Moura destacou que o município busca atuar de forma integrada com todas as forças de segurança para diminuir os índices desses crimes.
“A prefeitura vem instalando câmeras de monitoramento na cidade, estamos também pagando jornada delegada aos policiais militares de folga, que recebem pelo município. Também conversamos constantemente com outras secretarias para implementar eventos e atividades para os jovens a fim de evitar que sejam captados pela criminalidade”, contou.