Hoje (18 de agosto), é comemorado o Dia Nacional do Campo Limpo. Nesta data, agricultores, fabricantes, distribuidores e agentes do poder público celebram os resultados do Sistema Campo Limpo, programa brasileiro de logística reversa de embalagens vazias e sobras pós-consumo de defensivos agrícolas.
Realizada na Central de Recebimento de Sorriso – ADRA, a edição deste ano está promovendo a ação de sustentabilidade com atividades reunindo alunos da rede pública. O presidente da Câmara de Vereadores, Iago Mella participou do evento, juntamente com o vice-prefeito, Gerson Bicego.
Em sua fala, Iago Mella frisou que Sorriso é um grande produtor de grãos e exemplo de preservação ambiental e boas práticas no campo. Citou também a criação da Semana do Agronegócio nas escolas, projeto de sua iniciativa que visa levar para dentro das salas de aula a questão da sustentabilidade e mostrar aos alunos que o agronegócio é extremamente eficaz. “Precisamos mostrar que não somos vilões, mas sim responsáveis por alimentar o mundo. O futuro está nas mãos de vocês crianças, que serão mensageiros sobre a importância da preservação do meio ambiente”, disse.
Sobre o Dia Nacional do Campo Limpo
O Dia Nacional do Campo Limpo foi instituído no calendário brasileiro por meio da Lei Federal 11.657 de 16 de abril de 2008. A celebração da data é realizada pelas centrais de recebimento de embalagens vazias, com apoio do inpEV e seus associados fabricantes de defensivos agrícolas e entidades representativas do setor (Abag, Aenda, Andav, Andef, Aprosoja, CNA, OCB e Sindag), organizações públicas (governo municipal e estadual) e privadas, além de outros apoiadores locais de todo o país.
O Brasil é referência no assunto. Aproximadamente 94% das embalagens colocadas no mercado são destinadas à reciclagem, enquanto os 6% restantes, são devidamente incinerados, garantindo uma destinação ambientalmente correta para 100% dos produtos consumidos no país, de acordo com o inpEV.