Uma mulher sofreu um acidente grave na manhã dessa segunda-feira (22.07) enquanto ia para o trabalho. O incidente ocorreu na rua Mário Spinelli, onde um fio de energia solto enroscou em seu pescoço e quase causou uma tragédia.
A vítima, mãe de quatro filhos, relatou que o fio solto quase decepou sua cabeça, além de causar danos à sua motocicleta. “Sou mãe de quatro filhos sozinha, estou trabalhando para levar o pão para as minhas crianças e quase perco a vida por irresponsabilidade da Energisa”, desabafou.
Ela explicou que o fio provavelmente ficou pendurado no fim de semana, pois até a última sexta-feira, ao passar pelo local, não havia percebido nenhum problema. Além do susto e dos ferimentos, a moradora agora enfrenta dificuldades financeiras para arrumar sua motocicleta “Estou lascada para consertar minha moto, não ganho muito e ainda tenho minhas despesas e aluguel para pagar”, lamentou.
Devido ao incidente, a vítima considera entrar com uma ação judicial contra a Energisa.
Em maio, a 3ª Promotoria de Justiça Cível de Sorriso instaurou um inquérito civil para cobrar da distribuidora de energia solução para fiação solta e exposta da rede de energia elétrica, telefonia e internet em vias públicas e passeios no município. Conforme inspeção e fiscalização realizada pela promotoria na época, foram constatadas situação de perigo em ruas, avenidas, calçamento e áreas públicas.
Segundo informações do inquérito civil, a Prefeitura de Sorriso já autuou a concessionária de energia que atende o estado em virtude da irregularidade. Por causa do problema recorrente, a Câmara Municipal aprovou Lei Complementar (392/2024), estabelecendo entre outras coisas a manter o alinhamento de fios ou cabos nos postes que sustentam redes elétrica, de internet e telefonia e a retirada de fios partidos ou sem utilidade.