Uma onça-pintada morreu atropelada ao tentar atravessar a BR-163, nesse sábado (18), no km 702, em Sorriso, no médio-norte do estado. O motorista Francisco Sousa registrou o momento em que o corpo do animal foi encontrado por uma equipe da concessionária Rota do Oeste.
Por volta das 21h45, a equipe operacional localizou o animal já sem vida. Segundo Francisco, ele estava há 20 km da saída de Lucas do Rio Verde, sentido Sorriso, quando se deparou com a cena.
“Foi na baixada do trecho onde tem um riozinho na parte onde ela passou. Ela estava mole e o sangue fresco. Não tinha 10 minutos que aconteceu aquilo”, contou.
O corpo da onça foi retirado da pista pela equipe da concessionária e enterrado próximo da rodovia, conforme a licença de operações aprovada pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), de acordo com a Rota.
Já a fiscalização ambiental da região informou que, por ser uma espécie de risco de extinção, o corpo não deve ser enterrado, mas levado para uma instituição para ser estudado.
No local, Francisco disse que viu pegadas de mais onças. “Elas nunca andam sozinhas, provavelmente o par dela estava por perto. Não conseguimos ver, mas tinha mais pegadas além da dela”, disse.