A guarnição da Polícia Militar durante a Operação Vitae X, foi acionada por uma mulher, de 33 anos, moradora do Rota do Sol, até um dos seus apartamentos, com a denúncia de violação de domicílio.
A vítima havia alegado que colocou câmeras de segurança no pátio de sua propriedade e na tarde do último sábado (27.01) percebeu que algumas pessoas estariam invadindo o local. A vítima conseguiu flagrar pelas câmeras o momento em que os indivíduos pularam o muro e se esconderam dentro de um dos apartamentos.
A guarnição recebeu autorização da vítima para entrar no apartamento e vistoriar o local. Ao entrarem na residência nada foi visto, mas em certo momento foi possível ouvir conversas vindas do quarto do inquilino da vítima.
Quando os policiais entraram no quarto, avistaram um volume suspeito ao lado da cama, coberto por um cobertor, ao perceber que seriam pessoas ali em baixo, foi dada a ordem para que saíssem das cobertas.
Os suspeitos eram dois menores, de 17 e 19 anos que alegaram que estavam na casa com a permissão do inquilino, como a dona da casa não conseguiu falar com o homem para averiguar a história dos suspeitos, os dois foram encaminhados para a delegacia por violação de domicílio.