Após o serviço de inteligência do 12° BPM de Sorriso com apoio da Secretaria Municipal de Segurança foi possível levantar o veículo utilizado no furto ocorrido em Sorriso, e rapidamente as informações foram repassadas às equipes que estão participando da Operação Vitae IX.
Em Continuidade a operação, a Equipe Raio I de posse das informações e, durante moto patrulhamento tático pelo bairro Industrial em Sorriso, logrou êxito em visualizar o veículo Fiat Strada, utilizado pelos suspeitos no cometimento do furto, transitando em via pública, momento em que realizou a abordagem do veículo.
Durante busca veicular foram localizados no interior do veículo pertences diversos, e também pertences em nome da vítima do furto, bem como foi localizado equipamento característico utilizado na clonagem de chaves presenciais de veículos, metodologia utilizada na modalidade de furto a camionetes.
Os policiais indagar o suspeito acerca da procedência do material e eles apresentaram informações contraditórias no intuito de dissuadir a equipe policial.
Durante a entrevista um suspeito assumiu ter participação no furto do veículo, ainda durante a entrevista este apresentava confusão em suas declarações, ora afirmando se tratar de uma camionete SW4, ora afirmando se tratar de uma camionete Hilux, ainda em entrevista com o outro suspeito, este afirmou ser o operador do equipamento o qual realiza clonagem de chaves presenciais, que atua em conjunto com o primeiro suspeito no furto de camionetes.
Durante a entrevista policial, o celular do primeiro suspeito tocava incessantemente, que por fim foi constatado haver a existência de 02 veículos furtados, que os suspeitos informaram a localização dos referidos veículos.
Foi solicitado apoio da equipe de Força Tática de Sinop para condução e diligências, que foi realizado deslocamento até uma localidade denominada "Trevo da Cargil", no município de Vera, onde foi localizada a Hilux furtada, ainda em situação de flagrância foi trazida até a cidade de Sorriso, permanecendo na delegacia onde iniciou-se nova diligência em busca do próximo veículo.
Posteriormente, os policiais foram até o KM 46 da rodovia MT-423 onde foi localizada a camionete SW4, onde após checagem foi constatado ser produto de furto e que a SW4 se encontrava sem chave, sendo necessário acionamento de guincho para sua remoção até a delegacia de Sorriso.
Posteriormente iniciou-se nova diligencia dessa vez na MT-422, onde foi recuperada uma Hilux, onde constava queixa de furto, sendo também encaminhada a delegacia de Sorriso.
Os suspeitos confessaram serem os autores do furto dos três veículos, onde foi possível identificar durante a entrevista que ambos utilizavam em conjunto de técnicas e equipamentos específicos para realizar a subtração de veículos de alto valor para comercialização em favor de uma organização criminosa.
Os suspeitos foram encaminhados a delegacia para providências, com uso de algemas e sem lesões.