Sábado, 29 de Março de 2025

Notícias

Quarta-Feira, 26 de Março de 2025 01:17

Sorriso: Prefeitura diz que UPA atendeu 400 pessoas em 24 horas, 16 pessoas por hora; 1 pessoa a cada 4 minutos

Nas últimas 24 horas, (0 de 24 a 0 de 25 de março), a Unidade de Pronto Atendimento Sara Akemi Ichicava contabilizou 383 atendimentos, praticamente 16 pacientes por hora. 36 deles deram entrada pelo box de emergência, isso é, são pacientes que chegaram conduzidos pelo Corpo de Bombeiros ou Samu, em situações extremas como de acidentes, infartos, dentre outras com risco de vida eminente. No decorrer do dia, os cinco leitos de apoio da UPA foram ocupados – e permanecem ocupados neste início de terça-feira. Em três desses leitos há pacientes intubados que aguardam vaga para UTIs de hospitais regionais. E enquanto a vaga não surge, cada paciente é cuidado com dedicação e carinho pela equipe da UPA.

“Pacientes intubados exigem um cuidado intenso por parte da equipe clínica, são pessoas em risco eminente de vida”, reforça o gestor da pasta da Saúde, Vânio Jordani. O secretário pontua ainda que toda vez que a UPA recebe uma emergência, a equipe prioriza o atendimento de emergência/urgência e dá uma parada no apoio da baixa complexidade. “Uma emergência requer tempo e dedicação, afinal, estamos falando do risco de risco de vida e prezamos pela vida de todos que buscam os serviços municipais de saúde”, diz.

Além disso, frisa o coordenador administrativo da Unidade, Wesley Romão, nas segundas-feiras o movimento é sempre mais intenso. “Esse é um padrão normal que observamos toda a semana”, pontua.

Wesley destaca que todo atendimento é prestado seguindo o Sistema de Triagem Manchester (STM), utilizado na Emergência, que tem por objetivo organizar a demanda de pacientes que procuram atendimento de emergência, identificando as prioridades clínicas antes da avaliação médica.

Pelo Sistema de Triagem de Manchester, assim que chega no serviço de Emergência o usuário é atendido por um profissional da enfermagem que faz uma avaliação das queixas relatadas, sinais e sintomas clínicos apresentados. “Esse padrão é para identificar os casos graves e justamente dar prioridade a eles”, frisa.

Relembre o fluxo de atendimento:

 Casos graves procure a UPA;

 O PSF Juceli Pereira, a Upinha do Santa Clara, atende de segunda a sexta-feira, das 18 horas à meia-noite;

 O PSF Novos Campos, a Upinha da Zona Leste, atende todas noites das 18 horas até às 6 da manhã do dia seguinte e permanece aberto 24 horas em sábados, domingos e feriados;

 Se houver recomendação de uso de medicamentos, procure uma Farmácia Cidadã com a receita do SUS em mãos;

 A Farmácia Cidadã Central atende 24 horas de segunda a segunda;

 As demais farmácias atendem de segunda a sexta-feira das 7 às 11 e das 13 às 17 horas;

 Casos leves procure um PSF;

 Qualquer dúvida procure a unidade de saúde mais próxima de você.

Fonte: Assessoria

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.