Local está recebendo canal de drenagem, o que deve, definitivamente, resolver o problema
Cerca de 100 operários da Prefeitura de Sorriso atuam da obra de contenção da erosão da MT-242, na região de saída do Residencial Mário Raiter. Além de repor material para mitigar o problema, as equipes atuam para auxiliar na execução da obra de instalação do canal de drenagem pluvial em um trecho de 2,5 quilômetros.
O emissário sai do Residencial Mário Raiter em direção ao Rio Lira. Além da drenagem pluvial do Mário Raiter, o canal também vai conduzir ao rio as águas captadas no Distrito Industrial e Comercial (DIC) Nova Prata e em outros bairros da região.
Alteração de contrato
Para acelerar a ação, a Prefeitura precisou assumir uma parte maior do trabalho e reduzir o trecho que será construído por meio de empresa contratada, via licitação, para o serviço. Ainda em julho, foi suprimido o valor de quase R$ 2,4 milhões do contrato firmado com a Bara Construções. Com isso, o valor global do contrato, que era de R$ 12,5 milhões, cai para R$ 10,1 milhões.
Expectativa de conclusão
O secretário de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Milton Geller, estima que a expectativa é finalizar o canal até novembro. Além das equipes da Semosp, servidores da Secretaria de Transporte (Semtra) também atuam no local; e a fiscalização do trabalho executado pela terceirizada é feita por técnicos Secretaria da Cidade (Semcid).
Preocupação
A erosão da MT- 242 é uma preocupação antiga da Administração Municipal. A obra foi três vezes para licitação e somente na terceira tentativa é que uma empresa demostrou interesse, e cumpriu todos os requisitos, para assumir a obra.
“No entanto, desde a ordem de serviço, ainda no ano passado, estamos percebendo esta lentidão do avanço na obra, mas estamos empenhados para que, juntos, somando esforços de várias secretarias, possamos resolver este problema definitivamente”, afirmou Geller.
Ainda em dezembro do ano passado, foi necessária a intervenção da concessionária de energia elétrica para evitar que os postes ao longo do trecho fossem engolidos pela erosão.