Aeronave está no Aeroporto Regional Adolino Bedin
Já está em solo sorrisense o helicóptero da Polícia Rodoviária Federal (PRF) que vai contribuir de forma direta para ações de resgate e também para combater a criminalidade, em especial, o tráfico de drogas, em toda a região.
A aeronave, modelo Koala, da marca Agusta, que conta com equipamento de resgate e permite filmagens noturnas chegou na tarde desta terça-feira (5 de julho), em Sorriso. A vinda do helicóptero foi oficialmente anunciada em abril deste ano, durante a reinauguração da 6.ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que foi revitalizada com apoio da Prefeitura de Sorriso.
O helicóptero, assim como a equipe de operação do equipamento, ficarão, temporariamente, abrigados na base do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), até que o Município construa um novo hangar no Aeroporto Regional Adolino Bedin. Além do hangar para o helicóptero da PRF, a Prefeitura também deve edificar a cobertura da 6.ª Delegacia da PRF, que atravessará a pista da BR-163.
As duas obras devem ser executadas com a utilização de recursos próprios e agora cumprem o protocolo de passar pela Secretaria da Cidade (Semcid), para finalização e adequação dos projetos, cujos prospectos foram passados pela própria PRF, e aí então seguir para a Secretaria de Administração (Semad), para o processo licitatório.
No orçamento do Executivo Municipal já há um aporte de R$ 800 mil para a cobertura, visto que as tratativas para o empreendimento já vem sendo feitas entre a Prefeitura e a PRF desde 2021. Para o hangar, ainda está sendo feita a estimativa de investimento.
Compareceram ao Adolino Bedin para receber a aeronave, assim como a equipe de operação, composta pelos comandantes Alan e Eduardo; o prefeito de Sorriso, Ari Lafin; o secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), José Carlos Moura; o chefe da 6.º Delegacia da PRF, inspetor Felipe Dias Mesquita; o vereador Celso Kozak; o comandante do 12.º Batalhão da PM, tenente-coronel Jorge Almeida; o delegado da Polícia Judiciária Civil (PJC), Márcio Portela; o presidente do Conselho de Segurança Pública (Conseg), Gilvano de Ávila; e o presidente do Conselho Municipal de Segurança Pública (Comsep), Paulo Pereira, além de outras autoridades.
“Certamente é um ganho para toda a região no que tange à segurança pública, e que se desdobra em melhorias em vários outros setores, trazendo mais qualidade de vida para nossos cidadãos”, destacou Ari, lembrando que a intenção é, cada vez mais, reforçar o Aeroporto Regional Adolino Bedin como uma base de referência em segurança pública para o Estado de Mato Grosso.