Novembro é repleto de atrativos para aquela compra com super desconto, né? Pois é, mas o Procon de Sorriso traz um alerta para que a “pechincha de hoje” não seja a “dor de cabeça de amanhã”. O diretor-executivo da unidade, Lene Engler da Silva lembra da importância de se avaliar bem toda compra.
Entre as dicas, principalmente nas compras pela internet, é verificar se o site é confiável. “Por exemplo, o consumidor deve desconfiar se o estabelecimento só aceitar pagamentos via Pix ou boleto”, lista Lene, lembrando da importância também de checar a reputação da loja em sites de reclamação de consumidores.
Para o diretor-jurídico da unidade, Daniel Wurzius, outro cuidado fundamental é no caso dos pagamentos com o cartão de crédito. “Sempre use a opção de gerar o cartão virtual, e sempre verifique na barra do navegador de o endereço corresponde à loja oficial ou à empresa que deve receber o pagamento”, lembra.
Nas compras presenciais, a dica é sempre verificar o valor correto antes de colocar a senha e não aceitar a utilização de máquinas “com defeito”, reiteram os diretores. Outra questão é sempre verificar se, mesmo com valor atrativo, a nova aquisição “cabe” no orçamento.
Caso haja algum problema, reclamações ou denúncias podem ser feitas pelo site www.consumidor.gov.br , ou presencialmente, nas unidades do Procon localizadas no Ganha Tempo Central e também no Ganha Tempo Zona Leste. Informações podem ser obtidas pelos telefones: (66) 3907-8015, 3907-8014 (atendimento) e (66) 9 9938-1091 (fiscalização).