Cuidados devem ser permanentes durante todos os dias do ano
A exaltação daquela pessoa que escolhe consumir um lanche, comprar uma roupa, um calçado, ou desfrutar de um serviço vem sendo celebrada há mais de 20 anos. O Dia do Cliente, celebrado nesta sexta-feira (15 de setembro)é uma forma de destacar a importância da relação fidelizada, da “escolha” em consumir em determinada empresa.
De acordo com o palestrante de marketing digital, redes sociais e estratégias de comunicação, Vinícius Glise, em um artigo publicado no site globalad.com.br, há uma diferença entre o dia do Cliente e o dia do Consumidor, celebrado no dia 15 de março.
Enquanto o dia do Consumidor tem um caráter informativo e orientativo, o dia do Cliente é mais uma data em que o comércio homenageia seus fregueses. No entanto, para o Procon de Sorriso, tanto no dia 15 de março, quanto no dia 15 de setembro, como em qualquer outro dia do ano, o importante é manter a atenção em todas as relações de consumo.
"Ofertas muito vantajosas, descontos muito grandes, preços muito abaixo daqueles praticados pelo mercado devem acender um alerta a todos os consumidores, principalmente quando anunciado nas redes sociais ou por aplicativos de mensagens instantâneas”, destaca o diretor-executivo do Procon, Lene Engler, acrescentando sempre que, antes de adquirir algum produto, a pessoa deve ter a certeza de que realmente precisa daquele produto e se o valor a ser pago não compromete seu orçamento.
O assessor jurídico do órgão, Daniel Wurzius, acrescentou ainda que é extremamente importante que o consumidor observe e pesquise o estabelecimento ou site da oferta, e se os preços são realmente atrativos. “Nas compras realizadas on-line é importante verificar a confiabilidade da loja e estar atento ao prazo de entrega antes de finalizar a comprar, além de verificar se a empresa tem endereço fixo e informações básicas como Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e telefone para contato, e principalmente, se possui um Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC)", complementou.
Reclamações ou denúncias podem ser feitas pelo site www.consumidor.gov.br , ou presencialmente, nas unidades do Procon localizadas no Ganha Tempo Central e também no Ganha Tempo Zona Leste. Informações podem ser obtidas pelos telefones: (66) 3907-8015, 3907-8014 (atendimento) e (66) 9 9938-1091 (fiscalização).