Sexta-Feira, 22 de Novembro de 2024

Notícias

Quarta-Feira, 04 de Outubro de 2023 10:25

Sorriso: Projeto de artesã oferece dança e artesanato para estimular idosos e pessoas com deficiência

Projeto funciona em ateliê e atende 36 pessoas

 

 

 

Sair de casa ‘para jogar conversa fora’. Aprender a dançar aquela música conta contagiante ou, ainda, deixar a imaginação fluir na pintura de um quadro.

 

 

 

Foi com intuito de proporcionar experiências como essas, para idosos e pessoas com deficiência, que a artesã sorrisense Iolanda Klauck desenvolveu o projeto “Sou Capaz: criar, movimentar e ser feliz”.

 

 

 

Aprovado no Edital de Seleção Pública nº 03/2022 da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), o projeto oferece oficinas de danças tradicionalistas, cultura e artesanato para produção de caixas decorativas, pintura, decoração em vidros e peças antigas para um grupo de 36 pessoas.

 

 

 

“Vivemos num período em que a tecnologia mudou o conceito de valores familiares. Tivemos muitas mudanças e a maioria de idosos e/ou pessoas com deficiência não conseguiu acompanhar essa evolução e acabaram, de certa forma, ficando isoladas e sedentárias”, afirma Iolanda ao justificar o objetivo do projeto.

 

 

 

E o desejo em ajudar esse público alvo não para por aí. A artesã abriu as portas de seu ateliê, localizado no bairro Bela Vista, em Sorriso.

 

 

 

“As oficinas são divididas em grupos de 12 pessoas. No período em que estão no ateliê eles [idosos e pessoas com deficiência] se sentem úteis para a sociedade em qual estão inseridos. Cada criação é acompanhada por uma sensação de superação, de renascimento e de que eles são muito maiores do que qualquer limitação etária ou física”, diz a entusiasmada artesã.

 

 

 

“Essa é a mensagem que queremos deixar. Espero que essa iniciativa sirva como fonte de inspiração para o nascimento de projetos similares”, conclui.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Assessoria

FOTOS DA NOTÍCIA Clique na foto para abrir

NOTÍCIAS

{{countcoment}} COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
{{car.nome}}
{{car.comentario}}
{{car.mais}}
{{car.menos}}