Considerado um dos grandes estrategistas do policiamento aéreo da Polícia Militar de Mato
Grosso, o até então tenente-coronel Flávio Ramalho dos Santos, foi patenteado com o mais
alto posto da instituição, e passa a ser coronel. Nos últimos 4 anos, Coronel Ramalho comanda a base em Sorriso do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAer). Nessa quintafeira (20), Ramalho foi nomeado coronel pelo Governador Mauro Mendes, por
meio do Decreto nº 243/23.
“É uma honra poder coroar minha carreira na Polícia Militar com a patente de coronel. Estou na PM desde 3 de março de 1994 e ao longo desses 29 anos e um mês sempre me dediquei com afinco à proteção da sociedade, tendo firme o juramento da PMMT, no qual prometemos garantir a segurança da comunidade mesmo com o risco da própria vida”, relata o coronel.
Na PMT, serviu junto ao Terceiro Batalhão, da Morada da Serra, em Cuiabá, tendo atuado junto aos presídios na Capital. À época, no ano de 2003, o coronel também foi o responsável por libertar um procurador da República e sua família que foram mantidos reféns durante um roubo, conseguindo êxito na prisão dos criminosos e garantido a liberação dos reféns com segurança.
O coronel também comandou o patrulhamento junto à Polícia Rodoviária Estadual, no Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e no Grupo Especial de Fronteira (Gefron). Nos últimos 12 anos está no Ciopaer.
No comando do CIOPAer em Sorriso, Coronel Ramalho foi o responsável pela implantação da Patrulha Aérea Rural, que faz cobertura em 10 municípios da região norte do Estado. Junto
às propriedades rurais, além do trabalho de monitoramento e atendimento em ocorrências, também realiza palestras aos e atendimento em ocorrências, também realiza palestras aos colaboradores sobre segurança preventiva e reativa contra roubos.
Nascido em Cuiabá, Ramalho é formado em Segurança Pública, e com duas pós-graduações na área, destacou-se por receber inúmeras comendas, dentre elas a Comenda Senador Filinto Muller, maior honraria concedida pelo Poder Legislativo de Mato Grosso e o título de cidadão sorrisense.
Coronel Ramalho também é piloto de helicóptero, e possui pós-graduação em Gestão de Pessoas. Além disso, é bacharel em Direito, área na qual pretende atuar como advogado, assim que entrar para a reserva da Polícia Militar.
Coronel Ramalho é casado com a advogada Tatiane de Barros Ramalho, que é Conselheira Estadual da OABMT, Diretora da Comissão Nacional do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) e também Presidente do Instituto Mato-grossense de Advogado Network ( IMAN). “É um momento muito feliz em nossa família com o Ramalho alçado à patente de Coronel. Tenho orgulho de toda a sua trajetória e por essa conquista que só vem a somar com a Segurança Pública do Estado de Mato Grosso”.
Além do Coronel Ramalho, o Governo do Estado também promoveu à patente de Coronel os oficiais James Jácio Ferreira, Wanderson Nunes de Siqueira, Joel Outo Matos e Reginaldo Azizes Ferreira.
FOLHA MAX