Na manhã desta segunda-feira (09.09), as equipes BRAVO e ALFA do SAMU foram acionadas por volta das 8h20 para atender uma emergência envolvendo um recém-nascido de apenas 8 dias, na bairro São Mateus, em Sorriso. A chamada informava que o bebê estava em parada cardiorrespiratória, e ao chegarem ao local, os socorristas encontraram a mãe extremamente nervosa e chorando sobre o bebe, que estava roxinho e sem sinais vitais.
Imediatamente, os profissionais do SAMU transferiram o recém-nascido para dentro da viatura e iniciaram o protocolo de reanimação cardiopulmonar (RCP). A equipe se empenhou no atendimento por um período de 40 minutos a uma hora, realizando todos os procedimentos possíveis para tentar salvar a criança. Infelizmente, após todo o esforço, o bebê não resistiu.
O SAMU alertou a população sobre os cuidados com recém-nascidos, especialmente em relação à prática de cama compartilhada. Para bebês de até seis meses, é recomendado que durmam em seus próprios berços, sem o uso de lençóis frouxos ou fronhas que possam representar riscos de sufocamento. Além disso, pais devem evitar o consumo de medicações ou bebidas alcoólicas antes de se deitar com os filhos. Roupas adequadas e quentinhas também são indicadas para que não haja a necessidade de cobertores que possam oferecer perigo.