Novos equipamentos têm tecnologia que faz o reconhecimento do tráfego de veículos e pedestres, de acordo com o fluxo, ajustando o tempo de abertura e fechamento ao tráfego no momento.
A Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), startou o processo de renovação dos semáforos da cidade, com a implantação de semáforos inteligentes. No total, deverão ser investidos R$ 4 milhões de reais na modernização dos equipamentos.
As Avenidas Tancredo Neves e Brescansin são as primeiras vias onde os semáforos estão sendo instalados. Inicialmente 13 interseções semaforizadas com a nova tecnologia serão instaladas.
De acordo com o Subsecretário da Semsep, Emiliano Preima, são muitas as novidades e benefícios que vem substituir os semáforos instalados em 1.998. “Esse investimento em tecnologia vem melhorar as condições de mobilidade, sobretudo em trechos críticos e movimentados na região urbana. Além do centro da cidade o bairro Rota do Sol e a Zona Leste receberão a nova tecnologia, visando proporcionar a redução dos congestionamentos, pois os semáforos funcionarão de acordo com a demanda da via e em tempo real. Com isso, o trânsito terá maior fluidez, com a diminuição do tempo de deslocamento e mais economia em combustíveis”, explica o Subsecretário.
O novo sistema que está sendo implantado é capaz de projetar mudanças automáticas que contabilizam o fluxo da via, ou seja, dispõem maior tempo nos horários de maior fluxo em determinada via, comemora o vice-prefeito Gerson Bicego. “Estamos modernizando os semáforos com um grande investimento, graças a visão futurista do prefeito Ari Lafin, do secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, José Carlos Moura e do subsecretário Preima. Além da tecnologia, com os novos equipamentos, vamos resolver problemas cotidianos no transporte e no fluxo de pessoas, principalmente, nas horas de pico”, frisou o vice-prefeito.
“Se compararmos aos semáforos convencionais. Os novos equipamentos têm um sistema operacional mais modernos e a tecnologia embarcada refaz o trânsito em cada local e horário, destaca o gestor da Semsep.
Sorriso é uma cidade moderna era preciso modernizar também a rede de semáforos, observa Ari Lafin. Com isso, pretendemos reduzir os congestionamentos e agilizar o trânsito com equipamentos novos e tecnologia de ponta que condizem com a Capital Nacional do Agronegócio”, resume o Prefeito