A manhã desta quinta-feira (08) foi marcada pela cerimônia de formatura da 22ª edição do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), de mais de 200 alunos do 5º ano, do Ensino Fundamental, do Centro Municipal de Educação Básica Sorriso (CMEB). O evento, realizado no Centro de Eventos Ari José Riedi, contou com a presença de autoridades, incluindo militares, representantes da educação e do prefeito Ari Lafin.
As aulas do Proerd são ministradas por policiais militares treinados e abordam questões como o bullying, combate às drogas e à violência, cidadania e valorização da vida. A iniciativa fortalece medidas de segurança no ambiente escolar e prevenção ao uso de drogas por meio do autocontrole, inteligência emocional e relacionamento interpessoal.
“Esse é um momento muito importante e recompensador para todos nós, inclusive os familiares, que veem essas crianças se formarem e entendem a importância de tomar decisões responsáveis. Esperamos que elas se tornem grandes agentes transformadores em suas comunidades”, declarou a secretária de Educação, Lúcia Drechsler.
O 2º sargento, Pedro Alves, instrutor responsável pelo programa, destaca que mais de 23 mil crianças já foram atendidas pelo Proerd em Sorriso e que, para 2025, mais um instrutor irá compor as atividades que acontecem de forma semestral e com encontros semanais.
“O Proerd é um projeto com mais de 24 anos executado em todo o estado e implementado há 19 anos em Sorriso. Hoje, damos continuidade ao trabalho do nosso grande amigo, in memoriam, do segundo-sargento Expedito, o qual foi o precursor de tudo isso e deixou o seu legado a essas crianças. Essa formatura representa não apenas o encerramento de um ciclo, mas o início de grandes conquistas, de cidadania e responsabilidade”, ressalta.
Durante seu discurso, o prefeito Ari Lafin destacou a importância da parceria entre municípios e as forças de segurança que visam garantir um futuro mais seguro e saudável para os jovens.
“Esse é um trabalho importantíssimo, que tem todo o nosso apoio e reforça ainda mais a rede de proteção das nossas crianças e adolescentes. O Proerd é uma ferramenta eficaz no combate às drogas e à violência que contribui de forma significativa na formação de cidadãos do bem. Estamos muito orgulhosos dos nossos alunos e gratos aos policiais e professores que se dedicam a essa causa”, finaliza.