Zé da Pantanal quer motivar a população masculina a fazer os exames preventivos
Novembro é o mês mundial de combate ao câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens e que causa a morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas.
Por isso, o vereador Zé da Pantanal (MDB) está indicando ao Poder Executivo intensificar campanhas informativas que alertem os homens a respeito da importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença, reforçando a necessidade de acabar com o preconceito para que os homens realizem o exame periodicamente.
“Intensificar as campanhas servirá para motivar a população masculina a fazer os exames preventivos capazes de detectar a doença em estágio inicial”, destaca o parlamentar.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, depois do aparecimento dos sintomas, mais de 95% dos casos de câncer de próstata já se encontram em estágio avançado. A estimativa de novos episódios para homens em idade inferior a 50 anos é de 1 para cada 350. A incidência se eleva para 1 para cada 52, na faixa etária dos 50 a 59 anos, e a prevalência pode chegar a 60% em pacientes com mais de 65 anos.