Alterações foram discutidas durante reunião na Semsep
Organizar melhor o tráfego e facilitar o processo de “pega mochila, olha a rua, boa aula”. Representantes da Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep); da Secretaria de Educação e Cultura (Semec), e motoristas de vans que atuam no transporte de alunos avaliaram, na manhã desta terça-feira (15 de março), formas de promover mais fluidez ao trânsito na região da Escola Ivete Lourdes Arenhardt, localizada na Avenida Brasil.
A unidade escolar atende, nos dois períodos, 1,4 mil alunos, do Pré I ao 6.º ano. “É um movimento considerável e precisamos buscar formas para garantir que haja tranquilidade e organização nos momentos de início e fim das aulas”, comenta a diretora Edena Broch. O secretário-adjunto da Semsep, Emiliano Preima, e o coordenador da Guarda Municipal de Trânsito (GM), Márcio Pires, conduziram o diálogo, solicitado pelos próprios motoristas, e apontaram soluções para a representante da escola e os motoristas.
“Assim como já fizemos em outras regiões que abrigam escolas, vamos alterar o sentido de algumas ruas, o que deve deixar o trânsito mais organizado em toda a região”, comenta Preima, acrescentando que a sinalização será reforçada para garantir a plena orientação dos condutores. Além de estar de frente para a Avenida Brasil, a escola fica entre a Avenida Porto Alegre e a Rua Marechal Cândido Rondon, tendo aos fundos, a Rua Verão. A região onde a unidade escolar está inserida também abriga o Ambulatório Multiprofissional de Especialidades (AME) Ari Jaeger, e o Hospital Municipal de Campanha (HMC).
Ampliando um pouquinho mais os horizontes, é de se considerar também a UPA Sara Akemi Ichicava, O Hospital Regional de Sorriso (HRS), e a Capela Morturária Lourdes Acco Vozniak, assim como outros locais de grande movimento, como o Centro Catequético da Paróquia São Pedro. “Temos ampliado ações nesta região, seja para orientar motoristas, ampliar a segurança dos alunos e igualmente multar condutores que estejam cometendo irregularidades no trânsito”, informa Pires.