Boa Esperança do Norte, em Mato Grosso, aguarda a publicação do acórdão do Supremo Tribunal Federal (STF) que aprovou a criação do município. Com essa confirmação, Mato Grosso terá 142 municípios, e Boa Esperança do Norte, terá eleições em 2024 para prefeito e vereadores.
Em outubro do ano passado, o STF aprovou, por 8 votos favoráveis e 3 contrários, a criação do município. Luis Roberto Barroso votou pelo indeferimento do pedido do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e proibiu a criação da nova cidade. Acompanharam Fux, os ministros Edson Fachin e Cármen Lúcia. Enquanto o ministro Gilmar Mendes defendeu a emancipação de Boa Esperança do Norte.
O subprefeito de Boa Esperança do Norte, Calebe Francio, disse que a expectativa é que o acórdão seja publicado nos próximos dias, após o fim do recesso forense.
Francio mencionou que, após a publicação, o prefeito de Sorriso, Ari Lafin, pretende emitir um decreto criando uma Comissão Especial. Essa comissão, formada por membros das Prefeituras e Câmaras de Sorriso e Nova Ubiratã, além da Subprefeitura de Boa Esperança do Norte, tratará da transição administrativa do novo município, abordando aspectos contábeis, tributários e legais.
A Comissão deverá lidar com questões como o quadro de servidores da prefeitura e da câmara municipal, bem como os salários dos funcionários públicos e agentes políticos.
Calebe Francio destacou a complexidade do processo, uma vez que Boa Esperança do Norte já funcionava como uma cidade dentro de outra, carecendo apenas de autonomia administrativa.