Quarta-Feira, 05 de Fevereiro de 2025

Notícias

Sexta-Feira, 31 de Janeiro de 2025 22:26

Time sub-12 do Sorriso Hornets vai para os Estados Unidos representar Sorriso e o Brasil na International NFL Flag Championships

O Sorriso Hornets, equipe sub-12 do Mato Grosso, vai representar o Brasil no International NFL Flag Championships 2025 em Orlando, na Flórida. O evento de flag football juvenil acontece neste fim de semana, de sexta (31) a domingo (2), durante o Pro Bowl Games NFL. A participação foi confirmada após o título da seletiva nacional da NFL Flag, realizada em São Paulo no ano passado. Além de entrar em campo contra adversários de diversos países, os atletas assistirão de perto ao Pro Bowl, o "jogo das estrelas" da liga. É a primeira viagem internacional do grupo.

Sorriso Hornets venceu etapa nacional disputada em São Paulo no ano passado — Foto: NFL International

Sorriso Hornets venceu etapa nacional disputada em São Paulo no ano passado — Foto: NFL International

O evento reúne equipes mistas – compostas por meninos e meninas – de 13 países, incluindo Irlanda, Panamá e Espanha, que estreiam na competição. A grande final está marcada para domingo, na manhã do Pro Bowl. O palco será o Camping World Stadium, tradicionalmente a casa dos times universitários de futebol americano de Orlando.

Em 2024, a equipe Nojima Sagamihara Rise, da cidade de Sagamihara, no Japão, faturou o título da primeira edição do torneio. O Braves Academy, de Sorocopa, São Paulo, foi o representante do Brasil.

No dia da final do torneio juvenil, dezenas de astros da NFL são aguardados no evento principal, que engloba jogos festivos no estádio. Eles participam de uma dinâmica parecida com uma gincana e enfrentam desafios que incluem punts, corrida com obstáculos e cabo de guerra. Entre os confirmados estão Josh Allen, Lamar Jackson, Derrick Henry, Jared Goff e Joe Burrow.

Em ascensão, o flag football, esporte derivado do futebol americano, foi incluído no calendário olímpico para os Jogos de Los Angeles em 2026. A modalidade será uma das cinco estreantes - além de críquete, squash, beisebol/softball e lacrosse.

Sonho internacional

Equipe do Sorriso Hornets em Orlando, na Flórida — Foto: NFL International

Equipe do Sorriso Hornets em Orlando, na Flórida — Foto: NFL International

  •  

Para disputar a seletiva nacional ano passado em São Paulo, a delegação viajou de avião pela primeira vez. Sem um aeroporto para voos comerciais em Sorriso, foi preciso encarar um trajeto de mais de sete horas até Cuiabá, a 500km, antes de voar para a capital paulista.

A ida a Orlando simboliza outro momento histórico: pela primeira vez, os atletas deixam o Brasil para uma experiência internacional. No mês passado, antes do embarque, parte do time foi a um posto da Polícia Federal para emitir os passaportes.

Atletas do Sorriso Hornets tiram passaporte antes de viagem para Orlando, nos Estados Unidos — Foto: Reprodução

Atletas do Sorriso Hornets tiram passaporte antes de viagem para Orlando, nos Estados Unidos — Foto: Reprodução

- Foi bom chegar aqui com segurança e conforto - resumiu Lucas, de 12 anos, ao desembarcar em Orlando.

Em solo americano, o treinador José Pimentel destacou um desafio extra para os jovens brasileiros: a barreira do idioma. Residentes de bairros periféricos de Sorriso, cidade de pouco mais de 100 mil habitantes, os atletas não têm acesso a cursos de línguas. Agora, enfrentam a experiência de interagir com jogadores de todo o mundo.

- Nós sabemos a dificuldade que tem sido para eles entenderem a língua. Nossos atletas vêm de bairros periféricos da nossa cidade. Então, infelizmente, pela realidade brasileira que a gente já sabe, eles não têm acesso a outros línguas. Pra eles é tudo novo aqui - afirmou.

Diante desse desafio, a comissão técnica apostou em soluções criativas para estimular a interação entre os atletas. Além do torneio, a viagem é uma rica oportunidade de intercâmbio cultural. Na bagagem, membros da comissão técnica levaram itens do Sorriso Hornets para serem trocados com adversários.

- Tentamos criar algumas formas de interação para eles. Ensinamos coisas básicas, como "hi", "hello",(oi, olá), "nice to meet you" (legal te conhecer), para que eles possam retribuir possíveis tentativas de contato de outras crianças. Também trouxemos flâmulas e camisetas da nossa equipe para eles trocarem com outras delegações. Tudo isso para criar essa vontade de interagir - detalhou.

Luis Martínez, diretor da NFL no Brasil, explicou a estratégia usada pela organização para estimular o convívio de delegações de diferentes países em eventos como esse, sobretudo pela pluralidade de idiomas - e a natural dificuldade de comunicação entre as equipes. Segundo ele, a liga promove eventos levando em consideração esses dificultadores.

- Coisas comuns, como música, dança e celebrações são suficientes para as crianças se comunicarem entre elas. A NFL tem essa preocupação de unir comunidades, países e se tornar um esporte mundial. Agora, é parte da Olimpíada - finalizou.

Confira a lista completa das equipes confirmadas no International NFL Flag Championships 2025:

  • Austrália: Kew Primary School (Melbourne)
  • Brasil: Sorriso Hornets (Mato Grosso)
  • Canadá: Flight School (Montreal, Quebec)
  • China: Wolves (Xangai)
  • França: Les Caïmans du Mans (Le Mans)
  • Alemanha: Erasmus-Grasser-Gymnasium (Munique)
  • Grã-Bretanha: Little Ealing (Londres)
  • Irlanda: Greenlanes (Dublin)
  • Japão: Shonan Seabreeze (Fujisawa City)
  • México: Steel Flag (Coahuila)
  • Nova Zelândia: St. Andrew’s Church (Christchurch)
  • Panamá: Wardogs (Cidade do Panamá)
  • Espanha: Fuenlabrada Wolverines (Madri)

 

Fonte: GE

{{countcoment}} COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
{{car.nome}}
{{car.comentario}}
{{car.mais}}
{{car.menos}}