Os adolescentes que participam do Projeto Cidadão do Futuro tiveram seus direitos garantidos no acesso à documentação básica. Nesta quarta-feira (23), eles foram até o cartório para emissão do Título de Eleitor e da Carteira de Trabalho Digital.
De posse desses documentos, eles agora podem exercer a cidadania por meio do voto e se preparar para o futuro, na conquista do primeiro emprego remunerado, assim que saírem do Projeto.
“É um dos papéis da Assistência Social, orientar e garantir os meios para que todas as pessoas atendidas tenham os seus documentos. Garantindo o acesso à documentação civil básica estamos promovendo ao usuário a segurança de desenvolvimento de sua autonomia”, afirmou a orientadora do projeto a Márcia Ferreira.
Para Emanuele, 17 anos, ter a Carteira de Trabalho assinada já no Primeiro Emprego, é garantia de vários direitos: “Muitos acabam trabalhando na informalidade ou sem a carteira assinada. Isso significa que alguns direitos e deveres não serão obrigatórios para estes profissionais ou para o empregador”, disse.
Gabriely tem 16 anos e também é integrante do Projeto.
“Para mim, o Título de Eleitor é um instrumento do exercício da cidadania para que a gente possa opinar sobre os rumos do nosso município”, comentou.