A campanha de doação de sangue e medula óssea começa nesta terça-feira dia 20 em Vera e vai até a próxima quinta (22).
O funcionamento da coleta será das 8h da manhã até às 17h. Serão 40 pessoas no período da manhã e 40 à tarde, durante os três dias.
É preciso fazer o agendamento da coleta, pelo whatsapp 9.9978.2404.
A Carreta do Hemocentro de Cuiabá, onde serão feitas as coletas, já está estacionada no PSF1, a estrutura chegou segunda-feira à tarde e foi montada ao lado da unidade de saúde.
As pessoas que serão beneficiadas com este banco de sangue serão de Vera e da região Norte.
Esta ação em Vera partiu da secretaria de Saúde e muito pelo trabalho voluntário do professor Julio César Rossetto que tem se doado à causa. Ele está convivendo com um caso de Leucemia na família. O filho dele está realizando tratamento, após ser diagnosticado com a doença.
“Um dia em Cuiabá meu filho precisou de transfusão de sangue. Tinha somente uma bolsa disponível, o médico chegou e nos avisou e ainda falou, precisamos ver qual vida salvar. Isso nos deixou sensível ao problema, porque as pessoas que precisam não podem esperar, por isso nos doamos em mobilizar as pessoas a doar sangue, que não dói, é apenas uma picada”, explicou Rossetto.
A maratona de tratamento, não é só da família do professor, mas de outros pacientes, incluindo crianças que convivem com a luta diária pela cura e seguem de Vera até Cuiabá, para tratamento.
Uma Van da prefeitura, conduz os pacientes até a Capital, junto com os familiares.
Por isso o apelo para que as pessoas façam a doação de sangue e medula, pois os pacientes que estão em tratamento e precisam de sangue, possam ter as bolsas à disposição e para que elas possam salvar muitas vidas.
“É importante as pessoas estarem em boas condições de saúde. Alguns casos como quem tomou a vacina do Covid 19, fez algum procedimento dentário ou ingeriu bebida alcoólica nas últimas 24 horas, não poderão doar”, explicou a enfermeira Ivânia Ferreira.