O secretário municipal de Cultura e Esportes, Rodrigo Gomes Pinto e o servidor da secretaria Gustavo Strada, que também é delegado de cultura do município, estiveram em Cuiabá, na semana passada, particionado da 5ª Conferencia Estadual de Cultura.
Com representantes de mais de 100 municípios de Mato Grosso, a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer coordenou os trabalhos, voltados para os 6 eixos já debatidos em conferências municipais e regionais, propostas para o Plano Nacional, além da revisão do plano Estadual de Educação.
Foram apresentadas propostas efetivas de estratégias e iniciativas para o desenvolvimento da política cultural do estado. O evento realizado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) aconteceu entre os dias 24 e 26 de outubro em Cuiabá.
Durante os três dias de conferência os representantes dos diversos municípios de Mato Grosso participaram de palestras, oficinas, encontro em grupos temáticos, além de aprovar propostas e estabelecer iniciativas para o desenvolvimento da política cultural, tudo alinhado com a agenda nacional.
O evento reuniu representantes do poder público e da sociedade civil e teve como tema “Democracia e Direito à Cultura”.
“A pluralidade é muito grande. A gente discutiu o audiovisual, as danças, a capoeira, matizes afro-brasileiras, segmentos de literatura entre outros. Foi positivo”, salientou Rodrigo.
Na Conferência Estadual também foram eleitos representantes como delegados para participarem do encontro nacional, que acontecerá em Brasília, sendo o momento para definir eixos prioritários para investimentos na cultura de todo o país. O secretário Rodrigo Gomes é um deles.