A Secretaria de Assistência Social de Vera está atualizando o cadastro desde segunda-feira (06), no CRAS.
Foi feito um cronograma para atendimento. Iniciou com os beneficiários que moram na cidade na 2ª feira, na 3ª com famílias dos Assentamentos, na 4ª e 5ª e novamente atende o pessoal da cidade e, na 6ª feira o assentados.
O cadastramento é presencial e o horário de atendimento é das 7h às 11h das 13h às 16h.
É necessário levar a documentação, CPF/RG, certidão de nascimento e casamento, comprovante de endereço, declaração escolar dos filhos, (atualizado com este ano letivo).
Os usuários terão todo o mês de fevereiro, até o dia 28 para fazer a atualização, caso não seja feito, a família poderá ser excluída do programa.
De acordo com levantamento, o município tem 1.700 cadastros únicos ativos. São cerca de 606 famílias beneficiárias no programa Bolsa Família.
“Os dados do cadastro são repassados ao governo Federal. Sendo aprovado, nós aqui do CRAS fazemos o acompanhamento. O principal fator para se inserir, é ter condição salarial baixa, tendo um valor teto. Infelizmente algumas famílias que já são beneficiárias, não cumprem obrigações e os benefícios acabam sendo bloqueados”, comentou Robson de Fretias, gestor do CADÚNICO.
Entre as obrigações estão a realização do pré-natal caso a família beneficiada tenha uma ou mais gestantes. Frequência escolar mínima de 60% para crianças de 4 e 5 anos de idade, e de 75% para famílias com estudantes de 6 a 21 anos.
Além da Secretaria de Assistência Social, a Secretaria de Saúde também participa do programa.