Os principais líderes municipais que fazem parte do eixo Centro-Norte, estiveram presentes na 2ª Conferência Intermunicipal de Cultura, dia 11 de setembro, no auditório do Centro de Eventos Olímpio Giacomelli, em Vera.
Santa Carmem, Feliz Natal, Cláudia, Nova Ubiratã, Marcelândia e Vera discutiram os caminhos de investimento, para fomentar as diversas áreas culturais.
A representante do Ministério da Cultura em Mato Grosso, Ligia Viana, também participou e elogiou a organização da Conferência.
"Excelente, muito bem organizada, com ótima participações dos municípios, pessoas ligadas a esta área. Temos que ouvir os municípios, pois é neles que acontecem todo processo. Acredito em boas propostas que saírão daqui", disse Lígia.
A abertura do evento teve a participação dos secretários e coordenadores dos municípios. O prefeito Moacir Giacomelli foi representado pela Procuradora Jurídica, Claudia Romani.
Teve um momento musical com a Banda Municipal de Vera, e o grupo de Ballet do município.
O secretário municipal de Cultura e Esportes, de Vera, que também é delegado estadual, Rodrigo Gomes, apresentou os 6 eixos temáticos.:
Eixo 1 - Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura;
Eixo 2 - Democratização do acesso à cultura e Participação Social;
Eixo 3 - Identidade, Patrimônio e Memória;
Eixo 4 - Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural;
Eixo 5 - Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade; e
Eixo 6 - Direito às Artes e às Linguagens Digitais.
Em seguida, já pela parte da tarde, foi realizada uma oficiada em grupos para levantar as propostas.
Em seguida elas foram apresentadas ao plenário e aprovadas, bem como a eleição dos novos delegados.
“Debatemos aqui a democracia e o direito à cultura. Dentro de cinco dias vamos encaminhar toda documentação para a secretaria de Cultura no estado, para que sejam debatidas nas Conferência Estadual. Os delegados eleitos de Vera e demais municípios, tanto na sociedade civil, como governamental, estarão lá defendendo estas propostas nos dias 24, 25 e 26 de outubro, para depois serem encaminhadas ao governo Federal para serem implementadas ao plano nacional de Cultura”, explicou Rodrigo.
A Conferência acontece a cada 4 anos.