Iniciou nesta semana, a formação do curso de primeiros socorros aos servidores municipais de Vera.
Monitores de creches, motoristas, assistentes administrativos e profissionais da educação da Rede Municipal de Ensino, Apae e Escola Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foram divididos em duas turmas, com 15 pessoas em cada período, vespertino e matutino.
As aulas são realizadas no Sindicato Rural de Vera, em parceria com o Senar. Uma Lei exige esta capacitação dos profissionais.
O instrutor é o professor Felipe Martins Rodrigo, engenheiro de segurança no trabalho e bombeiro civil. De acordo com ele a temática é repassar o conteúdo de uma forma objetiva e de fácil compreensão, abordando os primeiros passos de um salvamento, como chegar na vítima, transporte, possível engasgamento, fraturas, desmaios e outros.
O curso tem a duração de 6 dias, e as técnicas visão capacitar cada pessoa, a agir em situações de eventual salvamento. Essas dicas servem tanto para o ambiente de trabalho, como em casa, no dia a dia.
“Os princípios básicos de salvamento são importantes à todo mundo saber. O cuidado, o zelo, a segurança e o bem-estar das pessoas”, comentou o servidor Denis Ferreira, 34 anos.