Pensando na saúde dos agentes comunitários de Saúde (ACS) e de Endemias (ACE) que trabalham ao ar livre, em visitas domiciliares, muitas vezes sob sol intenso e por longos períodos, a vereadora Prof.ª Silvana Perin (MDB) está indicando ao Poder Executivo a aquisição de camisas com proteção UV, além de filtro solar. “A proteção contra os raios solares é uma questão não apenas de conforto, mas principalmente de saúde e segurança no trabalho”, frisa a vereadora.
Segundo ela, essas peças oferecem uma barreira eficaz contra os raios ultravioleta (UV), reduzindo os riscos de queimaduras, envelhecimento precoce da pele e, mais importante, o desenvolvimento de câncer de pele. “Esse tipo de vestuário é produzido com tecidos especiais, que possuem fator de proteção ultravioleta (FPU), bloqueando grande parte da radiação nociva sem comprometer a respirabilidade e o conforto. Além disso, camisas com proteção solar ajudam a manter a temperatura corporal mais estável, evitando a desidratação e a fadiga excessiva durante a jornada”, destaca.
Conforme a parlamentar, tanto a camisa UV como o protetor solar são itens fundamentais de proteção contra os danos causados pela radiação solar, funcionando como Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) que garantem a segurança dos agentes de saúde e endemias durante o desempenho de suas atividades externas. “Investir em uniformes adequados, como camisas com proteção contra o sol, e na distribuição de filtro solar demonstra cuidado com a saúde dos profissionais e promove melhores condições de trabalho, refletindo diretamente na qualidade da atenção prestada à população”, pontua.
A Indicação 310/25 – subscrita pelos demais vereadores – foi apresentada na 10ª sessão ordinária.