Tramitou na sessão ordinária desta segunda-feira (12) a Indicação 543/23 que sugere ao Poder Executivo a criação do programa “Tempo de Despertar”. A proposta sugerida pela vereadora Carla Pianesso (MDB) é voltada ao trabalho com autores de agressões à mulher, para diminuir e prevenir a violência doméstica.

Conforme a indicação, os agressores serão encaminhados a grupos de reflexão e discussão sobre o tema, a fim de desconstituir o aprendizado de dominação e poder sobre a mulher. “O objetivo desse programa consiste em chamar o autor de violência à responsabilização, promover o entendimento do papel do homem e da mulher na sociedade, proporcionar a oportunidade de restaurar suas relações sociais através do encaminhamento aos serviços sociais do Município, e evitar a reincidência em crimes de violência contra a mulher”, enfatiza.

De acordo com a vereadora, o programa poderá ser realizado por meio de palestras expositivas, rodas de conversa e diálogo envolvendo convidados com notório conhecimento sobre os temas abordados.

ESTATÍSTICAS - Em 2022, o Brasil registrou 50.962 casos de mulheres que sofreram algum tipo de violência, seja física ou psicológica e bateu recorde de feminicídios, com uma mulher morta a cada 6 horas. O número de vítimas cresceu 5% no último ano, segundo levantamento do Monitor da Violência. Ao todo, foram 1,4 mil mortes motivadas pelo gênero.

A indicação – subscrita pelos demais vereadores – será encaminhada às secretarias municipais para análise de viabilidade.